segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Metodologia

Usamos diversos métodos para a coleta de dados de nosso artigo científico.


Um deles foi uma pesquisa geral no Google Acadêmico para termos uma melhor noção do aparelho celular e de seus impactos. Utilizamos palavras-chaves como "celular", porem era uma palavra muito abrangente e generalizada com outros significados, o que não nos ajudava na pesquisa e nos levou a artigos cientificos sobre a celula. Por tanto tentamos encontrar termos mais especificos como seus compostos quimicos por exemplo, da sua bateria. Após acharmos alguns links e  artigos cientificos que tratassem do tema, selecionamos os que poderiam conter as informações que procuravamos lendo seus resumos e objetivos¹.
Alem do Google Acadêmico utilizamos o Google normal, e encontramos blogs com informações interessantes sobre a bateria do celular² e os materiais reciclaveis do celular³.
Buscamos tambem informações sobre o aparelho com as empresas que fabricam e criam celulares, porem não houve retorno  significativo para nossa pesquisa.



Fontes iniciais:
1- http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0310214_05_pretextual.pdf
2- http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/mexico26/iv-068.pdf
3- http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/motorola-lanca-celular-reciclado
    http://blogs.estadao.com.br/andrea-vialli/so-2-dos-celulares-sao-reciclados-no-bra/



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

As propagandas X Os impactos

        Sempre que ligamos a TV ou pegamos uma revista, e nos deparamos com um anúncio de um NOVO aparelho celular, paramos automaticamente para olhar. No entanto, a maioria de nós acredita que se obtivermos AQUELE celular, seremos mais felizes já que é o modelo mais avançado tecnologicamente. Este é o principal objetivo das empresas e da mídia.
       A cada modelo que é lançado no mercado, há algum aspecto novo como: mais rápido, possui mais aplicativos, mais fino, imagem HD, ... esses slogans são utilizados para mostrar que aquilo vai "facilitar" sua vida e seu status diantes dos outros.
       As empresas responsáveis pela criação desses aparelhos, sempre tentam destacar coisas inéditas que no modelo anterior, não apareciam, dando a ideia de, inútilidade (obsolecência perceptiva)


      Apesar de parecerem inofensivas para o planeta, essas propagandas possuem grande influência em alguns impactos ambientais! A partir do momento que essas estratégias de marketing, mudam a cabeça do cliente, o número de vendas sobe, e o lixo também.
       Todo ano, no Brasil, são produzidas 10 milhões de baterias de celular que posteriormente acabam no lixo. São desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia e, apenas UMA bateria pode contaminar o solo durante 50 anos!


Luisa Motta

fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/artigos/algumas_informacoes_sobre_disposicao_de_pilhas_e_baterias.html

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bateria do celular - Impactos Ambientais

      Por falta de conhecimento ou por falta de alternativa para descarte, no Brasil, as baterias de celulares são descartadas em lixos comuns. O descarte da bateria em lixos comuns pode acarretar vários problemas, tanto ambientais, quanto sociais devido aos materiais que a compõem.
     Os metais presentes nas baterias (níquel, chumbo, mercúrio, entre outros) oferecem risco à saúde humana e ao meio ambiente. Um exemplo de impacto ambiental é o contato de tais metais com aquíferos freáticos, os quais são facilmente expostos a esse risco. Ao entrar em contato com esses metais altamente tóxicos, a água desses aquíferos fica contaminada e inutilizável.
     Pelo nível de periculosidade, quando em quantidades elevadas, esses metais trazem consequências graves e irreversíveis. Se o elemento toxico for absorvido pelo organismo humano, em concentrações elevadas, causa dano à estrutura e altera o funcionamento normal das células.
     Até metais que não tem um nível de periculosidade tão elevado, quando descartados de maneira incorreta podem entrar em contato com outras substancias e acabar acarretando uma reação química, na qual pode transformar esses metais em mais tóxicos e perigosos.

   Alguns componentes das baterias e seus danos:

Níquel - é comprovado que o níquel é tóxico e cancerígeno
Mercúrio - causa envenenamento por vapores tóxicos
Chumbo - não apresenta risco quando armazenado de forma adequada.
Lítio - é um metal muito corrosivo. Reage violentamente com a água, liberando gás H² que é altamente inflamável; causa queimaduras se entrar em contato com a pele e olhos.
Zinco - irrita vias respiratória se inalado.

Os fabricantes do aparelho celular tem coletado as baterias que contem suas marcas . Isso mostra que os riscos existem, mas há preocupação com o gerenciamento adequado desses resíduos.

Beatriz Akemi

Fonte: http://www.ecolmeia.org.br/pilhasebaterias/impacto_ambiental.pdf

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Bateria do celular

Existem tipos diferentes de baterias porém o que muda é a quantidade de elementos quimicos e tipos de metais que as compoem . Dentre os metais temos Zinco-carbono, Zinco-cloreto , Manganês (Alcalino) , Óxido de mercúrio , Óxido de prata , Zinco-ar , Lítio , esses sao os metais primarios e alem deles também temos os secundarios, sendo eles:Níquel-Cádmio , Chumbo-ácido , Níquel - Metal Hidreto, Lítio-íon  e o que faz o rendimento da bateria melhorar é o aumente destes metais.



Bruno Vaz
Fonte:http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/mexico26/iv-068.pdf    
 

domingo, 23 de outubro de 2011

Introdução

O celular tem sido um dos aparelhos mais desejados e mais comprados do mundo. A cada ano que passa, surgem mais novidades e inovações para o aparelho, aguçando a vontade do consumidor. O número de celulares presentes no Brasil já ultrapassou o número de aparelhos fixos no Brasil e até do número de pessoas que moram aqui também. Porém, eles não buscam o aparelho para a comunicação, o que seria o essencial. A comunicação é deixada de lado e o celular passa a ser procurado por seu desgin, marca, memória, câmera e por seus aplicativos. Esse consumismo, de certa forma, colabora com a economia, porém, como tudo, tem seus aspectos negativos, tanto sociais quanto ambientais.A nossa investigação será como as empresas lidão com esses problemas e o que fazem para ajudar o meio ambiente, para que todos tenham uma vida mais longa. Eles recolhem os celulares velhos? Utilizam materiais sustentáveis? Descobriremos nos próximos posts...

Laís Hayano

Fonte: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0310214_05_pretextual.pdf

Introdução

O celular sempre foi um meio de comunicação muito utilizado pela sociedade e, com o passar dos anos, e com a tecnologia se desenvolvendo cada vez mais, alem de ser um aparelho de comunicação sem fio a longa distancia e muito versatil é um simbolo de status social.
Hoje sms, joguinhos, ouvir musica e navegar na internet se destacam entre as varias funções do celular, apesar de muitas das ferramentas nele presentes não serem realmente utilizadas.
Não só os jovens, mas praticamente todos hoje em dia tem um celular não importando sua idade, sexo ou classe social. A necessidade deste aparelho atualmente, se tornou tanta de tal forma que ao vermos alguém no qual não o possui, estranhamos e geramos certo preconceito pela(s) pessoa(s).
O celular é um aparelho que se substitui com facilidade.Marcas como Apple, Samsung e LG, criam todo ano novas versões de celulares, deixando o que a pessoa tinha, obsoleto. Com tantos aparelhos sendo descartados e substituidos por outros que também futuramente serão jogados fora por não serem o mais recente, os impactos ambientais começam a agir e a prejudicar o meio ambiente. Os vários compostos utilizados na produção do celular, já causam algum efeito prejudicial para nós quando o utilizamos, porém muito pequeno. Estes possuem um efeito muito maior quando são jogados fora.
O que fazer para que tais aparelhos sofram menos influência para a destruição do planeta?

Luisa

Por que o celular?

Ola
Esse blog tem por objetivo apresentar os dados e discuções feitas pelo nosso grupo de ciencias feitos durante nosso trabalho de análise cientifica.
A primeira etapa é a escolha de um objeto que o jovem consome, e escolhemos o celular.

Por que o celular?
Mesmo sendo um objeto a ser estudado cliche, escolhemos o porque na nossa sociedade ele é algo indispensavel e alem de ser um aparelho de comunicação sem fio a longa distancia e muito versatil é um simbolo de status. Escolhemos o nosso celular pelo o que ele nos oferece, aquele que oferecer maior quantidade e qualidade de aplicativos e jogos, desing melhor ou muita memoria e principalmente a marca, e claro se for lançamento é o escolhido!
Não só os jovens, mas praticamente todos hoje em dia tem um celular não importando sua idade, sexo ou classe social, por tanto podemos concluir que a pessoa tem um celular.
O aparelho celular não é mais utilizado apenas com um objetivo e sua função original com exclusividade: a comunicação sem fio. Hoje sms, joguinhos, ouvir musica e navegar na internet se destacam entre as varias funções do celular, apesar de muitas das ferramentas nele presentes não serem realmente utilizadas.


O que questionamos?
A pergunta que escolhemos com base de nossa pesquisa é: "o que podemos modificar na produção do celular para minimizar seus impactos ambientais durantes sua vida util ate o seu descarte?"

Ao longo desse fim de ano iremos postar aqui no blog as etapas da nossa análise cientifica.

Jéssica

O grupo

Ola
Estamos fazendo um trabalho para nossa aula de ciencias, iremos fazer uma análise cientifica de um obejto consumido pelos jovens e pesquisar sobre os impactos sociais e ambientais durante a produção e o descarte.
Nossa grupo do trabalho de ciencias é:

-Beatriz Akemi
-Bruno Vaz
-Isabella Amendoeira
-Jéssica Sakamoto
-Lais Hayano
-Luisa da Motta