sexta-feira, 28 de outubro de 2011

As propagandas X Os impactos

        Sempre que ligamos a TV ou pegamos uma revista, e nos deparamos com um anúncio de um NOVO aparelho celular, paramos automaticamente para olhar. No entanto, a maioria de nós acredita que se obtivermos AQUELE celular, seremos mais felizes já que é o modelo mais avançado tecnologicamente. Este é o principal objetivo das empresas e da mídia.
       A cada modelo que é lançado no mercado, há algum aspecto novo como: mais rápido, possui mais aplicativos, mais fino, imagem HD, ... esses slogans são utilizados para mostrar que aquilo vai "facilitar" sua vida e seu status diantes dos outros.
       As empresas responsáveis pela criação desses aparelhos, sempre tentam destacar coisas inéditas que no modelo anterior, não apareciam, dando a ideia de, inútilidade (obsolecência perceptiva)


      Apesar de parecerem inofensivas para o planeta, essas propagandas possuem grande influência em alguns impactos ambientais! A partir do momento que essas estratégias de marketing, mudam a cabeça do cliente, o número de vendas sobe, e o lixo também.
       Todo ano, no Brasil, são produzidas 10 milhões de baterias de celular que posteriormente acabam no lixo. São desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia e, apenas UMA bateria pode contaminar o solo durante 50 anos!


Luisa Motta

fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/artigos/algumas_informacoes_sobre_disposicao_de_pilhas_e_baterias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário