quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bibliografia



Aqui estão as referências bibliográficas utilizadas pelo grupo ao longo do trabalho:


ABREU,  Luana M. Ambiente Brasil, 2011
ABREU, Leonardo Marques, Usabilidade de Telefones Celulares com base em Critérios Ergonômico, PARDAL, Miguel Filipe Leitão.
CARNEIRO,João Vitor Ribeiro, Desenvolvimento de uma Superfície Táctil baseado no efeito Piezoeléctrico.
MORI, Vania, METALURGIA DO SILÍCIO: PROCESSOS DE OBTENÇÃO E IMPACTOS 
AMBIENTAIS, Rio de Janeiro, CETEM, Dezembro de 2007.
SANTOS, Ronaldo Luiz Correa, "
SOBRAL, Luiz Gonzaga Santos, "
REIDLER, Nívea Maria Vega Longo, Impactos sanitários e ambientais devido aos resíduos gerados por pilhas e baterias usadas,São Paulo, 2000 Oct.
GUNTHER, Wanda Maria Risso, "

Conclusão

Concluimos, após muitas pesquisas, que o aparelho celular é incrível, e que a mídia influencia muito nas decisões do consumidor, ao comprar um aparelho novo (sendo que, na maioria das vezes, o aparelho "velho" ainda é utilizável).
Porém, nem tudo é um mar de rosas, descobrimos que ele também pode gerar impactos ambientais, tanto diretos quanto indiretos. Contudo, não há maneiras de acabar totalmente com esses impactos, mas há maneiras de amenizar a situação...
Podemos começar a mudar com pequenas coisas, como, controlar o consumo do celular, ou seja, avaliar o estado do seu aparelho atual e repensar se realmente vale à pena comprar um novo, e se você realmente precisa trocar, talvez possa esperar até lançarem outro modelo com uma tecnologia mais inovadora. Outra opção é conscientizar as pessoas ao seu redor, sobre o quão é complicado criar um chip ou construir uma tela, e o que toda essa produção causa na natureza. Uma última coisa que podemos fazer, é incentivar as indústrias que fabricam com menor impacto, ou as que recolhem os aparelhos antigos, começando a comprar de maneira consciente, os produtos deles e incentivarem as pessoas a utilizarem um aparelho sustentável. 
Já que a sustentabilidade "está na moda", por quê não utilizá-la de maneira correta, em prol do benefício das pessoas e da natureza? Com pequenas atitudes que o mundo vai se transformando.

Beatriz Akemi
Bruno Vaz
Isabella Amendoeira 
Jéssica Sakamoto
Laís Hayano
Luisa da Motta

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Telas Touchscreen : Resistivas ou Capacitivas?

TOUCHSCREEN
   Atualmente, a maioria dos celulares possuem uma tela touchscreen, que normalmente em possuem uma camada de vidro e às vezes materiais flexíveis como o plástico. Acima desse substrato, são adicionadas camadas adicionais formadas por elementos sensíveis ao toque. ''Os cabos são ligados ao circuito de modo a que vários sinais possam ser ligados ao touchscreen. Estes cabos são conectados a um controlador externo, que coordena a informação de vários sinais do touchscreen e efectua os cálculos baseados nas respostas dos elementos sensíveis ao toque, para obteer as coodenadas exactas ao toque''. Parece ser confuso, mas para alguém que não tem mínimas noções de computação, assim como eu, é aceitamente compreensível.
   Há 2 tipos principais de tecnologias Touchscreen:

TECNOLOGIA RESISTIVA

A tecnologia touchscreen resistiva possui uma série de camadas transparentes, nas quais os elementos sâo sensíveis ao toque. As camadas são, respectivamente:
                               •uma condutora inferior;
                                      •uma flexível de espaçamento contendo uma matriz de pontos de espaçamento;
                                      •uma superior flexível condutora;
                                   •uma flexível de protecção no topo  

    No momento em que tocamos a tela, acontece um contato entre duas camadas que variam dependendo da localização das coordenadas x e y (linhas horizontais e verticais) aonde o dedo ou material de toque(por exemplo uma caneta) encosta.  

TECNOLOGIA CAPACITIVA
Tecnologia usada no iPhone

   A tecnologia capacitiva pode distinguir-se em dois tipos:  •capacitiva projetada
                                                                                              •capacitiva superficial

Capacitiva Superficial -> Os elementos sensíveis são constituídos por uma camada condutora uniforme e transparente num substrato normalmente de vidro. Os contatos metálicos estão nos cantos da camada condutora do touchscreen. No momento em que um objeto condutor toca o touchscreen, os electrões localizados nos cantos, são atraídos ao ponto de contato.





Capacitiva Projetada -> Os elementos sensíveis do touchscreen incluem uma camada inferior, uma camada intermédia que contém filamentos condutivos microscópicos nos eixos x e y e uma camada superior de vidro de proteção. Todas essas camadas são transparentes. No momento em que um objeto condutor toca o touchsreen, ocorre uma mudança no campo elétrico projetado por essas camadas. Essa mudança, logo é detectada através dos filamentos e é enviada ao controlador que iterpreta as coordenadas x e y do toque.



 




Isabella Amendoeira



FONTE: http://intranet.dei.uminho.pt/gdmi/galeria/temas/pdf/42100.pdf

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Chips dos Celulares...

Uma coisa essencial no uso do aparelho celular, são os chips, que contém o número do celular e possibilta a comunicação e uso geral do telemóvel. Porém, compramos muitos chips, porque às vezes perdemos, mudamos de cidade, de operadora, etc. o que nos obriga a comprar um novo. Será que um objeto tão pequeno pode causar impactos bons ou ruins? Veremos agora...
   Reprodução
O principal elemento da fabricação é o wafer, feito de silício puro extraído da areia. É o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, perdendo somente para o hidrogênio, o hélio, o neônio, o oxigênio, nitrogênio e carbono. O silício é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones, que são substâncias plásticas muitas vezes confundidas com o silício. Porém, o sicílio ocupa um volume muito grande. Uma alternativa seria o molibdenite, o silício conta com um material tridimensional, ou seja, mais volumoso que o molibdenite. Portanto, o novo elemento pode fabricar películas mais finas e leves para os eletrônicos,  é  fácil de usar em nanotecnologia. Assim como o silício, é abundante na natureza. Os pesquisadores ainda estudam a possibilade da substituição, pois seria necessário avaliar se tudo ocorre da mesma maneira com o silício, mesmo assim, já é um grande passo.


Laís Hayano


Fontes:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI239975-17770,00-COMO+OS+CHIPS+SAO+FABRICADOS.html

http://www.cetem.gov.br/publicacao/CTs/CT2007-126-00.pdf

http://www.tecmundo.com.br/8123-uma-nova-alternativa-para-transistores-dispensa-o-silicio-e-e-melhor-do-que-o-grafeno.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sil%C3%ADcio#Precau.C3.A7.C3.B5es

Reciclando celulares

O celular é um dos aparelhos mais inovados e mais completos que o homem fez. As empresas que os produzem deixam os lançamentos anteriores obsoletos com a chegada dos novos modelos, por mais que tenha mudado apenas um detalhe dos aparelhos.
Sendo constantemente inovados as pessoas constantemente trocam seus "velhos" celulares com os novos celulares, porem são muito pouco aqueles que sabem o que fazer com o celular velho e a grande maioria apenas os deixa na gaveta acumulando eletronicos ao longo dos anos.

 E menos ainda são aqueles que sabem que tanto o celular quanto sua bateria podem ser reciclados.
Alguns modelos de celulares podem ser reciclados em 65% a 80% segundo a Nokia. Alagumas empresas que fabricam os aparelhos estão "pegando uma carona" com a onda ecologica e inovando os celulares com tecnologias verdes como Motorola A45 Eco sendo o primeiro celular a ser produzido com 70% dos materiais recilcados de garrafas pets e papel. Alem da inovação dos materiais, as emrpesas estão criando programas para compensar a grande liberação de dioxido de carbono na atmosfera com o plantio de arvores e reciclagem, programas que recolhem baterias e aparelhos velhos em lojas autorizadas que acumulam os aparelhos e depois os levam para a Europa para serem recilados.
Tambem tem celulares sem niquel na superficie que é toxico para o meio ambiente, não contem PVC, modos de economia de energia, suas embalagens tambem são feitas de materiais 100% reciclados.
Ate mesmo os manuais de instruções são disponiveis na internet em vez de impressos em papel.

Tudo em nome do meio ambiente certo?

Errado. 
As empresas se empenham agora porque é a consciencia do consumidor falando. As pessoas agora se importam e preferem empresas verdes que tem programas para com a natureza e por tanto as emrpesas aderem a essa nova moda para se manterem no mercado e ganharem novos consumidores.




Jéssica Sakamoto

Fontes: 

Visto dia 01/11/2011 às 7:40pm no site http://acidadeeolixo.blogspot.com/2009/11/aparelho-celular-produzido-com-material.html

Visto dia 01112011 Às 7:41pm http://www.reciclagemlixo.com/reciclar/como-reciclar-celular-velho.html

http://www.nokia.com.br/produtos/celulares/nokia-n8/especificacoes
 

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Metodologia

Usamos diversos métodos para a coleta de dados de nosso artigo científico.


Um deles foi uma pesquisa geral no Google Acadêmico para termos uma melhor noção do aparelho celular e de seus impactos. Utilizamos palavras-chaves como "celular", porem era uma palavra muito abrangente e generalizada com outros significados, o que não nos ajudava na pesquisa e nos levou a artigos cientificos sobre a celula. Por tanto tentamos encontrar termos mais especificos como seus compostos quimicos por exemplo, da sua bateria. Após acharmos alguns links e  artigos cientificos que tratassem do tema, selecionamos os que poderiam conter as informações que procuravamos lendo seus resumos e objetivos¹.
Alem do Google Acadêmico utilizamos o Google normal, e encontramos blogs com informações interessantes sobre a bateria do celular² e os materiais reciclaveis do celular³.
Buscamos tambem informações sobre o aparelho com as empresas que fabricam e criam celulares, porem não houve retorno  significativo para nossa pesquisa.



Fontes iniciais:
1- http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0310214_05_pretextual.pdf
2- http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/mexico26/iv-068.pdf
3- http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/motorola-lanca-celular-reciclado
    http://blogs.estadao.com.br/andrea-vialli/so-2-dos-celulares-sao-reciclados-no-bra/



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

As propagandas X Os impactos

        Sempre que ligamos a TV ou pegamos uma revista, e nos deparamos com um anúncio de um NOVO aparelho celular, paramos automaticamente para olhar. No entanto, a maioria de nós acredita que se obtivermos AQUELE celular, seremos mais felizes já que é o modelo mais avançado tecnologicamente. Este é o principal objetivo das empresas e da mídia.
       A cada modelo que é lançado no mercado, há algum aspecto novo como: mais rápido, possui mais aplicativos, mais fino, imagem HD, ... esses slogans são utilizados para mostrar que aquilo vai "facilitar" sua vida e seu status diantes dos outros.
       As empresas responsáveis pela criação desses aparelhos, sempre tentam destacar coisas inéditas que no modelo anterior, não apareciam, dando a ideia de, inútilidade (obsolecência perceptiva)


      Apesar de parecerem inofensivas para o planeta, essas propagandas possuem grande influência em alguns impactos ambientais! A partir do momento que essas estratégias de marketing, mudam a cabeça do cliente, o número de vendas sobe, e o lixo também.
       Todo ano, no Brasil, são produzidas 10 milhões de baterias de celular que posteriormente acabam no lixo. São desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia e, apenas UMA bateria pode contaminar o solo durante 50 anos!


Luisa Motta

fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/artigos/algumas_informacoes_sobre_disposicao_de_pilhas_e_baterias.html

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bateria do celular - Impactos Ambientais

      Por falta de conhecimento ou por falta de alternativa para descarte, no Brasil, as baterias de celulares são descartadas em lixos comuns. O descarte da bateria em lixos comuns pode acarretar vários problemas, tanto ambientais, quanto sociais devido aos materiais que a compõem.
     Os metais presentes nas baterias (níquel, chumbo, mercúrio, entre outros) oferecem risco à saúde humana e ao meio ambiente. Um exemplo de impacto ambiental é o contato de tais metais com aquíferos freáticos, os quais são facilmente expostos a esse risco. Ao entrar em contato com esses metais altamente tóxicos, a água desses aquíferos fica contaminada e inutilizável.
     Pelo nível de periculosidade, quando em quantidades elevadas, esses metais trazem consequências graves e irreversíveis. Se o elemento toxico for absorvido pelo organismo humano, em concentrações elevadas, causa dano à estrutura e altera o funcionamento normal das células.
     Até metais que não tem um nível de periculosidade tão elevado, quando descartados de maneira incorreta podem entrar em contato com outras substancias e acabar acarretando uma reação química, na qual pode transformar esses metais em mais tóxicos e perigosos.

   Alguns componentes das baterias e seus danos:

Níquel - é comprovado que o níquel é tóxico e cancerígeno
Mercúrio - causa envenenamento por vapores tóxicos
Chumbo - não apresenta risco quando armazenado de forma adequada.
Lítio - é um metal muito corrosivo. Reage violentamente com a água, liberando gás H² que é altamente inflamável; causa queimaduras se entrar em contato com a pele e olhos.
Zinco - irrita vias respiratória se inalado.

Os fabricantes do aparelho celular tem coletado as baterias que contem suas marcas . Isso mostra que os riscos existem, mas há preocupação com o gerenciamento adequado desses resíduos.

Beatriz Akemi

Fonte: http://www.ecolmeia.org.br/pilhasebaterias/impacto_ambiental.pdf

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Bateria do celular

Existem tipos diferentes de baterias porém o que muda é a quantidade de elementos quimicos e tipos de metais que as compoem . Dentre os metais temos Zinco-carbono, Zinco-cloreto , Manganês (Alcalino) , Óxido de mercúrio , Óxido de prata , Zinco-ar , Lítio , esses sao os metais primarios e alem deles também temos os secundarios, sendo eles:Níquel-Cádmio , Chumbo-ácido , Níquel - Metal Hidreto, Lítio-íon  e o que faz o rendimento da bateria melhorar é o aumente destes metais.



Bruno Vaz
Fonte:http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/mexico26/iv-068.pdf    
 

domingo, 23 de outubro de 2011

Introdução

O celular tem sido um dos aparelhos mais desejados e mais comprados do mundo. A cada ano que passa, surgem mais novidades e inovações para o aparelho, aguçando a vontade do consumidor. O número de celulares presentes no Brasil já ultrapassou o número de aparelhos fixos no Brasil e até do número de pessoas que moram aqui também. Porém, eles não buscam o aparelho para a comunicação, o que seria o essencial. A comunicação é deixada de lado e o celular passa a ser procurado por seu desgin, marca, memória, câmera e por seus aplicativos. Esse consumismo, de certa forma, colabora com a economia, porém, como tudo, tem seus aspectos negativos, tanto sociais quanto ambientais.A nossa investigação será como as empresas lidão com esses problemas e o que fazem para ajudar o meio ambiente, para que todos tenham uma vida mais longa. Eles recolhem os celulares velhos? Utilizam materiais sustentáveis? Descobriremos nos próximos posts...

Laís Hayano

Fonte: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0310214_05_pretextual.pdf

Introdução

O celular sempre foi um meio de comunicação muito utilizado pela sociedade e, com o passar dos anos, e com a tecnologia se desenvolvendo cada vez mais, alem de ser um aparelho de comunicação sem fio a longa distancia e muito versatil é um simbolo de status social.
Hoje sms, joguinhos, ouvir musica e navegar na internet se destacam entre as varias funções do celular, apesar de muitas das ferramentas nele presentes não serem realmente utilizadas.
Não só os jovens, mas praticamente todos hoje em dia tem um celular não importando sua idade, sexo ou classe social. A necessidade deste aparelho atualmente, se tornou tanta de tal forma que ao vermos alguém no qual não o possui, estranhamos e geramos certo preconceito pela(s) pessoa(s).
O celular é um aparelho que se substitui com facilidade.Marcas como Apple, Samsung e LG, criam todo ano novas versões de celulares, deixando o que a pessoa tinha, obsoleto. Com tantos aparelhos sendo descartados e substituidos por outros que também futuramente serão jogados fora por não serem o mais recente, os impactos ambientais começam a agir e a prejudicar o meio ambiente. Os vários compostos utilizados na produção do celular, já causam algum efeito prejudicial para nós quando o utilizamos, porém muito pequeno. Estes possuem um efeito muito maior quando são jogados fora.
O que fazer para que tais aparelhos sofram menos influência para a destruição do planeta?

Luisa

Por que o celular?

Ola
Esse blog tem por objetivo apresentar os dados e discuções feitas pelo nosso grupo de ciencias feitos durante nosso trabalho de análise cientifica.
A primeira etapa é a escolha de um objeto que o jovem consome, e escolhemos o celular.

Por que o celular?
Mesmo sendo um objeto a ser estudado cliche, escolhemos o porque na nossa sociedade ele é algo indispensavel e alem de ser um aparelho de comunicação sem fio a longa distancia e muito versatil é um simbolo de status. Escolhemos o nosso celular pelo o que ele nos oferece, aquele que oferecer maior quantidade e qualidade de aplicativos e jogos, desing melhor ou muita memoria e principalmente a marca, e claro se for lançamento é o escolhido!
Não só os jovens, mas praticamente todos hoje em dia tem um celular não importando sua idade, sexo ou classe social, por tanto podemos concluir que a pessoa tem um celular.
O aparelho celular não é mais utilizado apenas com um objetivo e sua função original com exclusividade: a comunicação sem fio. Hoje sms, joguinhos, ouvir musica e navegar na internet se destacam entre as varias funções do celular, apesar de muitas das ferramentas nele presentes não serem realmente utilizadas.


O que questionamos?
A pergunta que escolhemos com base de nossa pesquisa é: "o que podemos modificar na produção do celular para minimizar seus impactos ambientais durantes sua vida util ate o seu descarte?"

Ao longo desse fim de ano iremos postar aqui no blog as etapas da nossa análise cientifica.

Jéssica

O grupo

Ola
Estamos fazendo um trabalho para nossa aula de ciencias, iremos fazer uma análise cientifica de um obejto consumido pelos jovens e pesquisar sobre os impactos sociais e ambientais durante a produção e o descarte.
Nossa grupo do trabalho de ciencias é:

-Beatriz Akemi
-Bruno Vaz
-Isabella Amendoeira
-Jéssica Sakamoto
-Lais Hayano
-Luisa da Motta